Nascido em Milão, o arquiteto Aldo Rossi (1931-1997), após sua formação acadêmica exerceu funções como docente, conhecendo assim os mais destacados arquitetos e teóricos da nova geração, como Ludovico Quaroni, Carlo Aymonino e Fabio Reinhart, entre outros. Colaborou com a revista Casabella Continuitá, onde foi diretor de redação em 1964.

Uma das características mais marcantes desde seus primeiros desenhos foi sua tendência para a redução dos edifícios a algumas formas simples de influência clássica, como pode ser observado no seu famoso ensaio L'Architettura della Citta (1966), um dos textos teóricos mais influentes da segunda metade do século XX.

descrição da imagem
Sua crescente reputação internacional garantiu trabalhos por todo o mundo, sempre ligado a alguns elementos formais arquetípicos como o pórtico, o cubo, o cone, a galeria e as colunas, ultrapassando as utilizações funcionais mais pragmáticas e banais.

Para além dos trabalhos de arquitetura, Rossi projetou inúmeros objetos industriais e peças de mobiliário, entre as quais as mundialmente famosas cafeteiras desenhadas para a Alessi.



"O que mais me surpreende na arquitetura, como em outras técnicas, é que um projeto tem uma vida em seu estado construído, mas outro em seu estado escrito ou desenhado."

Aldo Rossi


Desmobilia usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.