Risom nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 8 de maio de 1916. Seu pai era um arquiteto proeminente, Sven Risom, membro da escola do Classicismo Nórdico. Risom foi treinado como designer na Escola de Artes Industriais e Design de Copenhague, onde estudou com Ole Wanscher e Kaare Klint. Ele foi colega de classe de Hans Wegner e Børge Mogensen.
Risom passou dois anos no Niels Brock Copenhagen Business College, antes de começar a trabalhar como desenvolvedor de móveis e designer de interiores no escritório de arquitetura de Ernst Kuhn. Mais tarde, mudou-se para Estocolmo, onde trabalhou em um pequeno escritório de arquitetura. De lá, ingressou no departamento de design da Nordiska Kompaniet, onde conheceu Alvar Aalto e Bruno Mathsson.
Em 1939, Risom viajou para Nova York para estudar design americano. Ele achou difícil encontrar trabalho na área e foi forçado a aceitar alguns projetos na indústria têxtil que acabaram garantindo-lhe como freelancer do designer Dan Cooper. Isso levou o seu trabalho ser incluído na "Casa das Ideias" da Collier's projetada por Edward Durell Stone e construída em frente ao Rockefeller Center durante a Feira Mundial de Nova York de 1939.
Em 1941, Risom se associou ao empresário Hans Knoll e em 1942 lançaram a Hans Knoll Furniture Company com 15 das 20 peças da linha inaugural "600" projetadas por Risom. Essas obras incluíam banquetas, poltronas e sofás, feitos de cedro e tiras excedentes - obras que desde então se tornaram clássicos do design. Em 1941, Risom vendeu 21 designs de móveis para a Frederik Lunning Inc., que produziu protótipos para a Georg Jensen Inc. (Nova York, NY), lançados como The Lunning Collection em outubro de 1942.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, Risom foi convocado para o Exército dos Estados Unidos em 1943 e serviu sob o General George S. Patton. Após concluir seu serviço militar, Risom voltou brevemente para a Knoll em Nova York, mas logo decidiu lançar sua própria empresa, Jens Risom Design (JRD), que foi inaugurada em 1º de maio de 1946.,
A reputação de Risom como designer de móveis continuou a crescer, e ele começou a promover o design escandinavo em móveis domésticos para o público americano em geral. Na década de 1950, JRD veiculou uma série de anúncios com fotografias de Richard Avedon e o slogan "A Resposta é Risom". O resultado desse sucesso foi que em 1954, JRD lançou uma grande expansão de suas instalações produtivas.
No final dos anos 1950, JRD mudou seu foco longe dos móveis domésticos e para os móveis de escritório, hospitalares e bibliotecas. Em 1961, Risom foi um dos seis designers de móveis apresentados em um perfil na revista Playboy. Uma das cadeiras executivas de escritório de Risom se tornou famosa quando Lyndon B. Johnson escolheu usá-la no Salão Oval.
Risom vendeu a JRD para a Dictaphone em 1970, após administrar a empresa por 25 anos. Risom permaneceu como CEO por 3 anos e depois se mudou de Nova York para New Canaan, Connecticut, onde lançou um serviço de consultoria chamado Design Control.
Risom faleceu em sua casa em New Canaan, Connecticut, aos 100 anos.