Nascido Moses Richard Schultz em Lafayette, Indiana, em 1926, ele demonstrou talento precoce como engenheiro, construindo motores a vapor no porão da casa de sua família. Embora possuísse a mente de um engenheiro, Schultz enfrentava dificuldades com matemática e abandonou o programa de engenharia mecânica da Universidade Estadual de Iowa. Ele ingressou na Marinha dos Estados Unidos, trabalhando como operador de rádio. Após o serviço militar, matriculou-se no Instituto de Design em Chicago.
Depois de se formar em 1950, Schultz viajou para a Europa, onde passou o verão fazendo esboços. Quando retornou aos Estados Unidos em 1951, candidatou-se a uma vaga como designer na empresa de móveis Knoll Inc. em Nova York. Diz-se que Florence Knoll, esposa do fundador da empresa Hans Knoll, o contratou imediatamente com base apenas em seus esboços.
Em 1963, ela foi adquirida pelo Museu de Arte Moderna para sua coleção de móveis contemporâneos. Outra peça icônica produzida por Schultz nessa época foi a Mesa Petal. Seu tampo "petal" de madeira e base metálica esmaltada foram inspirados pela planta "Daucus carota".
Em 1966, uma das coleções mais estimadas de Schultz, a Leisure Collection (relançada em 1992 como 1966 Collection), foi criada quando Florence Knoll solicitou alguns móveis para áreas externas para sua casa na Flórida que pudessem resistir ao ar salgado do oceano.
Schultz projetou uma linha de mesas de café e poltronas de pátio em alumínio que não apenas eram elegantes e confortáveis, mas também não enferrujavam.
Em 1972, e ele iniciou seu estúdio de design - Richard Schultz Design - em uma fazenda na Pensilvânia. Ele obteve sucesso com outra de suas peças influentes, a cadeira de escritório Paradigm, que vendeu ao fabricante de móveis Stow & Davis em 1978. Em 2012, a Knoll adquiriu Richard Schultz Design e relançou muitas de suas obras clássicas. Schultz faleceu em 2021. Ele deixou um legado como um dos criadores de móveis para áreas externas mais celebrados do século XX.