Ross Lovegrove destaca-se como um dos profissionais mais intrigantes e cativantes na cena contemporânea. Sua expertise abrange desde a concepção de uma simples garrafa de água até a aplicação de tecnologia de ponta em assentos de avião, explorando a criação de esculturas e formas orgânicas por meio de materiais impregnados de tecnologia sofisticada. Recentemente, Lovegrove tem se dedicado a um conceito de design que ele denomina "essencialismo orgânico", derivado de elementos estéticos encontrados na natureza, os quais ele transforma em formas futuristas. Seu fascínio por esse novo naturalismo, denominado por ele como "supernatural", é complementado por investigações sobre novos materiais e aplicações, além de métodos inovadores de produção.

descrição da imagem



Nascido em 1958, formou-se na Manchester Polytechnic em 1980 e fez mestrado em Design no Royal College of Art de Londres em 1983.

Trabalhou como designer para Frog Design na Alemanha Ocidental em projetos de tecnologia para empresas como Sony e Apple e mais tarde mudou-se para Paris como consultor da Knoll International, para a qual criou o altamente bem-sucedido Alessandri Office System.

Vencedor de vários prêmios internacionais, seu trabalho foi amplamente publicado e exibido internacionalmente, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Museu Guggenheim de Nova York, o Axis Center Japan, o Centro Pompidou, Paris e o Design Museum, Londres, quando em 1993 foi curador do primeira coleção permanente de Design.
descrição da imagem
descrição da imagem

Cadeira Go para Bernhardt Design. 1998-2001. Esta cadeira, fabricada em magnésio fundido sob pressão, é a primeira do seu tipo em termos de uso dessa tecnologia, materiais e linguagem orgânica fluida no campo do design de móveis. Vista como definidora de uma nova estética para o século XXI, nascida de uma abordagem anatômica à forma e produzida com base nos princípios avançados da fabricação de precisão automotiva, a cadeira Go foi selecionada pela revista TIME como um dos melhores exemplos de design no ano de 2001. Como visto no Museu de Arte Contemporânea de Fort Worth, no Texas, de Tadao Ando, e na fábrica da Space X de Elon Musk em LA, ela é ativamente colecionada por vários museus ao redor do mundo e usada em filmes contemporâneos de ficção científica.



Desmobilia usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.