Isamu Noguchi (1904–1988) foi um dos escultores mais importantes e aclamados pela crítica do século XX. Através de uma vida inteira de experimentação artística, ele criou esculturas, jardins, móveis e projetos de iluminação, cerâmica, arquitetura, paisagens e cenografias. O seu trabalho, ao mesmo tempo sutil e ousado, tradicional e moderno, estabeleceu um novo padrão para a reintegração das artes.
Noguchi, um internacionalista, viajou muito ao longo de sua vida. (Em seus últimos anos, ele manteve estúdios no Japão e em Nova York.) Ele descobriu o impacto das obras públicas de grande escala no México, da cerâmica terrosa e dos jardins tranquilos no Japão, das técnicas sutis de pincel na China e da pureza do mármore na Itália, incorporando todas essas impressões em seu trabalho, que utilizou uma ampla gama de materiais, incluindo aço inoxidável, mármore, ferro fundido, madeira balsa, bronze, chapa de alumínio, basalto, granito e água.

descrição da imagem
Noguchi não pertencia a nenhum movimento específico, mas colaborou com artistas que trabalhavam em diversas disciplinas e escolas.

Ele criou cenários em 1935 para Martha Graham, iniciando uma colaboração para toda a vida; bem como para Merce Cunningham, Erick Hawkins e George Balanchine e o compositor John Cage.

Na década de 1960, Noguchi começou a trabalhar com o escultor de pedra Masatoshi Izumi na ilha de Shikoku, no Japão; uma colaboração que também continuaria pelo resto de sua vida. De 1961 a 1966, ele trabalhou no projeto de um playground com o arquiteto Louis Kahn.

Em 1986, representou os Estados Unidos na Bienal de Veneza. Noguchi recebeu a Medalha Edward MacDowell por Contribuição Vitalícia Extraordinária para as Artes em 1982; o Prêmio Kyoto de Artes em 1986; a Medalha Nacional das Artes em 1987; e a Ordem do Tesouro Sagrado do governo japonês em 1988.

Ele morreu na cidade de Nova York em 1988.


Desmobilia usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.